Extrair e armazenar leite
As primeiras vezes que extraí leite com bomba (manual) foram um verdadeiro desastre porque conseguia tirar quantidades mínimas (20 ou 30 ml quando o pediatra me recomendava 90 ml às três semanas de vida do meu filho!)
Tentei relaxar e continuar a tentar, e ainda bem que o fiz, pois dominei a arte da extracção de leite e percebi que não é o bicho de sete cabeças que parece ser inicialmente :-)
1. Certifique-se de que a bomba está bem limpa (esterilizada se possível ou pelo menos lavada com detergente suave e enxaguada com água fervida). Há quem diga que a “mania” das esterilizações de bombas, chuchas e biberões é só para o primeiro filho e que depois os pais se deixam dessas “frescuras”, mas a verdade é que é importante ter sempre perfeitamente limpos e com o mínimo de bactérias possível os objectos que entram em contacto com a boca do bebé. Se não tiver máquina de esterilizar, ferva a bomba num tacho durante 5 minutos. Cuidado depois a retirá-la para não se queimar!
2. quando terminar de extrair, guarde o leite no frigorífico. Pode deixá-lo dentro do recipiente da própria bomba (bem tapado) ou passá-lo para saquinhos ou frascos esterilizados. Existem à venda sacos e frascos próprios para armazenamento de leite, mas eu optei por uma opção mais económica, reutilizando pequenos frascos de vidro que tivesse em casa (por exemplo de especiarias ou de pequenas compotas), retirando-lhes o rótulo, limpando bem a cola, lavando-os muito bem e esterilizando-os. O leite deve ser armazenado no frigorífico apenas durante dois a três dias. Depois disso, não deve ser dado ao bebé.
3. Também pode congelar o leite (pessoalmente, não sou a favor da congelação. Faz-me confusão o leite ficar em gelo e depois descongelar... parece que fica insípido!). O leite aguenta-se entre dois a três meses no congelador. Quando quiser utilizar o leite, deve retirá-lo do congelador e colocá-lo no frigorífico até descongelar, e depois aquecer. Pode retirá-lo do congelador directamente para a temperatura ambiente, desde que vá utilizar todo o leite que descongelar porque não convém voltar a congelar o leite depois de descongelado. A melhor opção para evitar desperdícios é congelar em unidoses, na medida certa daquilo que dá ao seu bebé de cada vez.
4. Tenha muito cuidado quando aquecer o leite. Deve fazê-lo em banho-Maria ou utilizar uma panelinha própria para aquecer biberões, pois são maneiras fáceis de controlar a temperatura do leite. A utilização do micro-ondas não é recomendada porque nem sempre o aquecimento da comida e de bebidas é uniforme, o que pode provocar queimaduras. Pessoalmente, já utilizei micro-ondas para aquecer a sopa do meu bebé, mas tendo sempre MUITO cuidado de mexer bem para uniformizar a temperatura e, claro, experimentar a temperatura antes de dar a sopa ao meu bebé.
5. Se o bebé não beber todo o leite que aqueceu, deite o leite fora. As bactérias da boca do bebé ficam lá, por isso não convém guardar para uma segunda vez. Além disso, se o leite saiu do frigorífico ou do congelador para a temperatura ambiente ou para ser aquecido, não convém voltar a colocá-lo no frio.
6. O leite extraído ao longo do mesmo dia pode ser colocado todo junto num recipiente. Se começar a extrair de manhã mas não obtiver quantidade suficiente para um biberão completo, coloque no frigorífico o leite que conseguiu recolher e vá extraindo ao longo do dia e adicionando no mesmo recipiente. Coloque a data no frasco (com caneta de acetato ou com etiqueta), pois se vai extrair leite todos os dias para utilizar nos dois ou três dias seguintes, convém saber qual o mais antigo.  
7. Finalmente: relaxe quando for para extrair o leite! Parece tarefa impossível nas primeiras vezes, sobretudo se utiliza uma bomba manual (fala a voz da experiência), mas acredite que com a continuação do dar de mamar e do extrair, o seu peito vai produzir leite em grande quantidade e vai-se tornando cada vez mais fácil quer o bebé mamar quer a extracção por bomba. Nessa altura, você já estará uma profissional de aleitamento materno e saberá perfeitamente a que altura do dia é melhor para si extrair. Ao sexto mês de vida do meu filho, eu conseguia extrair de manhã só de uma mama (que enchesse durante a noite) 125 ml ou mais de leite!
Para terminar...
Sempre extraí leite desde que o meu filho nasceu, mas nunca regularmente. Apenas extraía quando era necessário (quando me ausentava por um período longo e que ele pudesse ter fome). Mas a partir do sexto mês precisei de começar a extrair com regularidade por causa da introdução na alimentação dele das papas de cereais. Como optei por não comprar daquelas que têm leite artificial já adicionado (e que é só preciso adicionar água), precisava de ter sempre leite meu extraído. Assim, o que fazia era o seguinte: na última mamada que dava ao meu filho antes de o deitar, dava-lhe, por exemplo, o peito direito. Quando ele acordava de noite para mamar (sim, com seis meses [e sete!] ele ainda acordava de noite para mamar pelo menos uma vez), dava-lhe a mama direita outra vez. Assim, o peito esquerdo não era esvaziado e continuava a encher. De manhã estava bem cheio e era super fácil extrair os tais 125 ml em cerca de 10 a 15 minutos e com bomba manual! Mas atenção: nesta altura, já o meu peito não me ingurgitva, pelo que me era possível deixar o peito encher durante várias horas sem que a mama me doesse ou encaroçasse. Para tentar este método, é necessário ter certeza de que não terá dores por deixar o peito encher durante várias horas. Claro que se o seu bebé já dorme noites inteiras (6h a 8h), é normal que já esteja habituada a sentir os peitos muito cheios. Mas se o seu bebé ainda acorda amiúde para mamar, as suas mamas estão "habituadas" a estarem mais vazias quer de dia quer de noite, pelo que deixar uma encher de propósito pode causar algum desconforto nas primeiras vezes. Por favor, utilize o seu bom senso para saber o que é melhor para si.

Veja aqui um vídeo sobre como extrair leite com bomba manual.